Trancoso é um daqueles destinos para curtir sem pressa. Por isso, um dia não é suficiente para aproveitar todos os encantos desse pedaço de paraíso no Sul da Bahia.
A Nomad caiu na estrada e foi até lá para aproveitar alguns dias de sol, e claro, trazer de volta na mala muitas histórias para fazerem parte da casa de vocês. E todas as dicas para aproveitar muito esse lugar especial vocês conferem agora.
COMO CHEGAR?
Trancoso fica no Sul da Bahia (à 730 km da capital Salvador). Das diversas formas de chegar até lá, a mais comum é pegar um voo até a cidade de Porto Seguro, que se encontra a aproximadamente 77 km de distância.
Ao chegar, tem a opção de pegar um transfer ou alugar um carro ( que é o que recomendamos fortemente para explorar ao máximo as praias da região). Depois é atravessar a balsa para chegar em Arraial d’Ajuda e pegar a estrada, por aproximadamente 50 minutos, até chegar em Trancoso.
Para quem vai de ônibus para Trancoso, o ponto de partida também é em Arraial D´ajuda e a viagem dura em média 1 hora. Pegue um táxi ou um uber até o terminal das balsas, sim é necessário fazer essa travessia. Mas a boa notícia é que os pedestres não pagam.
Qual opção a Nomad escolheu? Optamos por ir de carro. Saímos de Vitória-ES de madrugada e 9 horas ( e 3 pedágios depois) chegamos no vilarejo mágico de Trancoso.
HOSPEDAGEM
Se hospedar em Trancoso é uma verdadeira experiência e as pousadas levam a sério o capricho na hora de receber. São inúmeras as opções de hospedagem, desde as mais luxuosas às mais simples: tem pousada a poucos passos do Quadrado, tem pousada pé na areia, outras em condomínios fechados e até no alto de falésias. Para todos os gostos e bolsos.
Onde a Nomad se hospedou? Nos hospedamos na Casa das Janas pelo custo-benefício excelente: preço justo, a hospedagem é simplesmente linda e super intimista (são apenas 5 chalés), café da manhã maravilhoso e a recepção das próprias donas (e de toda a equipe) foram impecáveis. Para quem quiser conferir mais sobre a hospedagem, ela está no Booking (nota 9,9).
DICA: Em relação a preços de hospedagem, Trancoso fica extremamente caro do Réveillon ao Carnaval, e em feriados durante o ano também.
A lotação da cidade ocorre durante a primeira quinzena de janeiro. Para dias mais sossegados, indicamos que programe sua ida entre domingo e quinta-feira, fora da época de férias ou feriados.
O QUE FAZER EM TRANCOSO?
Como já havíamos falado, Trancoso atende a todos os tipos de viajantes. Desde os baladeiros aos que buscam calmaria e dias longos nas praias. Aqui vão dicas de lugares imperdíveis por lá.
Comece pelo QUADRADO, que é o cartão postal desse vilarejo. Um gramado rodeado de casinhas coloridas e super charmosas, e a Igreja de São João Batista. Nessas casinhas há lojas, restaurantes e bares.
Outro ponto alto de Trancoso são suas praias paradisíacas, algumas até desertas:
Praia dos Nativos: Uma das praias mais movimentadas de Trancoso. Além das belezas naturais como o encontro do rio com o mar, ela tem uma boa mistura entre o popular e o mais requintado: lá você vai encontrar quiosques mais simples à beira mar e badalados Beach Clubs.
A praia é de fácil acesso (apenas 15 minutos a pé do Quadrado), mas é possível chegar de carro, quadriciclo e mototáxi também.
Praia dos Coqueiros: uma das mais populares entre os turistas pela proximidade do centrinho de Trancoso e pelo fácil acesso: fica a 10 minutos a pé e é possível também chegar de carro, bicicleta e quadriciclo.
Por ter muitas barracas e restaurantes,essa praia costuma ficar mais cheia. Além da beleza e agito, a Praia dos Coqueiros se enche de piscinas naturais na maré baixa. Para a família toda aproveitar!
Praia do Rio Verde: Está buscando sossego e fácil acesso em meio ao burburinho de Trancoso? Localizada a apenas 2 km do Quadrado,você pode chegar tranquilamente a Praia do Rio Verde de carro, a pé, com quadriciclo e até mototáxi. Apesar da vizinha (Praia dos Coqueiros) ser mais agitada, a Praia do Rio Verde tem um clima mais tranquilo e é ótima para quem busca pouco movimento e apenas sombra, água fresca e um quiosque confortável para passar o dia. E o melhor: tudo isso bem pertinho do Quadrado!
Praia de Itaquena: Uma praia praticamente deserta em meio ao burburinho de Trancoso. Itaquena tem uma longa faixa de areia clarinha, piscinas naturais em meio aos corais: a cara de um paraíso perdido.
A praia é belíssima e bem isolada, dentro de uma área de preservação ambiental. O acesso é feito somente por quadriciclo ou a pé (aproximadamente 10km de caminhada). Não deixe de levar água e um lanchinho, você não vai encontrar barracas por lá.
Praia do Espelho: Um verdadeiro convite ao descanso: piscinas naturais, falésias e coqueiros à beira mar. Um verdadeiro paraíso para quem busca tranquilidade. A Praia do Espelho fica a 24km de uma estrada de chão (a caminho de Caraíva). Você pode ir de carro, lancha, quadriciclo ou a pé (se prepare porque será uma bela caminhada). Caso decida ir caminhando, opte por ir na maré baixa para poder aproveitar as piscinas naturais. Além de toda a beleza do Espelho, você pode aproveitar o dia com bons drinks em alguns dos restaurantes que existem na praia.
RESTAURANTES EM TRANCOSO
Com restaurantes refinados e menus bem elaborados, Trancoso vai além da simples refeição e faz do lugar um excelente destino gastronômico. O charmoso vilarejo não atrai os turistas apenas pelas praias espetaculares. A mesa em Trancoso também arrebata o coração dos visitantes, que podem investir em refeições inesquecíveis diante de cenários inesquecíveis.
Restaurantes no Quadrado de Trancoso
Fica difícil resistir ao charme dos restaurantes com mesinhas sob as árvores, sempre bem decorados, bem em frente às casinhas coloridas que são cartão postal de Trancoso.
- El Gordo (@elgordotrancoso)
- Capim Santo (@capimsantotrancoso)
- O Cacau (@ocacau)
- Silvana e Cia (@silvanaeciaquadrado)
- Alecrim (@alecrimtrancoso)
O QUE MAIS FAZER NA REGIÃO?
- Fazer snorkel na Praia do Espelho: Quando a maré estiver baixa, pegue o seu snorkel e vá se divertir.
Caiaque no Rio Trancoso – Você vai descer pelo Rio Trancoso até chegar no mar. E de quebra, você vai passar por dentro da Mata Atlântica. Demais né? - Alugar uma bike ou Quadriciclo para conhecer as praias: A maioria das praias tem estacionamento limitado para carros (dependendo da época ficam lotados), então porque não alugar uma bike? Algumas praias mais distantes vale a ida de quadriciclo também. A diversão será garantida.
- Ir até Caraíva: É uma pequena vila, a 40 km de Trancoso, onde carros não entram, as ruas são de terra e é simplesmente encantadora. Se você tiver um dias extras, definitivamente deve ir para lá. Mas a gente volta em breve em outro post para contar mais desse outro paraíso do Sul da Bahia.
Já imaginou ter um pedacinho da Bahia para sua casa? A Nomad leva a Bahia até você! Clique aqui e descubra a nossa Curadoria: