Definitivamente 2020 marcou uma mudança no quesito “morar” em todo o mundo e é fato que isso ainda continuará por muitos anos. Se antes, para a grande maioria a casa era um mero detalhe, uma vez que passávamos a maior parte do tempo fora, de repente ela se tornou tudo: escritório, escola, restaurante, bar, platéia de shows, academia, ateliê, spa… E o mais importante: um refúgio!
Sim, os tempos ainda continuam incertos e fugir um pouco da rotina e da realidade nunca foi tão necessário. Essa necessidade de “escapar” ,no que diz respeito ao espaço de morar, vem transformando-os cada vez mais em um lugar de paz e aconchego. E atende pelo nome de “Escapismo”.
[ ESCAPISMO ] : a tendência de fugir à realidade ou à rotina, desviando a mente para outras ocupações, nem que seja por um curto período de tempo.Essa tendência é um reflexo aos momentos de crise e já foram vividos no mundo de forma bastante clara após a Segunda Guerra Mundial e depois do 11 de Setembro, por exemplo.
E no que diz respeito à casa, o conceito de fuga da rotina e da realidade refere-se à criar experiências sensoriais, que mexam com os nossos 5 sentidos e reforcem a proposta de aproveitar bons momentos dentro de casa. Além de ambientes que tragam a sensação (nem que seja por 1 minuto) de desconexão e respiro.
Mas como fazer isso?
A ideia aqui não é deixar sua casa “instagramável” ou parecendo que saiu do Pinterest. Tenha a consciência de que é a sua casa e ela deve ter a sua cara, com cores, objetos e cantinhos que façam sentido para você. Se abra para a ideia de possíveis imperfeições e de que você pode sim misturar vários estilos, personalidade e até toques de humor dentro dela.
Ainda assim está na dúvida? Vamos te mostrar na prática alguns exemplos de como colocar esse “Escapismo” em prática.
1. MEMÓRIAS DE LUGARES NA NATUREZA : Aposte em interiores verdes com muitas plantas, desde uma mini suculenta à samambaias penduradas pela casa. Deixe o sol entrar para manter a casa sempre iluminada. Objetos e móveis feitos em madeira, pedras, fibras naturais ou que tenham uma aparência mais rústica. A ideia aqui é trazer memórias de lugares em meio a natureza, para que você se sinta o mais próximo dela possível.
2. TONS NEUTROS E PASTÉIS : paredes em tons pastéis, móveis com tons neutros, uma cozinha com objetos e cores mais cleans. Esses tons passam a sensação de leveza e calmaria, deixando a casa com um ar de aconchego.
3. TOQUES DE HUMOR: Se essa for a sua personalidade, por que não ampliar e levar essa extensão de você para a sua casa? Toques de diversão e humor são ótimas formas de Escapismo e acabam sendo fundamentais nessa nova demanda que estamos vivendo. Nesse caso, sua casa pode ser mais colorida e divertida, tanto em cores de móveis e paredes como em objetos de decoração com itens lúdicos. Tudo junto e misturado também pode ser uma ótima ideia.
4. MEMÓRIAS E MAIS MEMÓRIAS : quem aí não tem em casa pelo menos uma caneca ou imã de geladeira de lembrança de alguma viagem que já fez? Ou algo que te faz lembrar da infância? Ter em casa peças, objetos, temperos e sabores de lugares por onde você passou te fazem escapar e voltar no tempo, trazendo à tona lindas (e até divertidas) memórias de tudo o que você viveu. Ou quem sabe te projetar para o futuro: ter objetos de lugares que ainda não foi, mas que ficam alí no seu imaginário e podem se tornar um próximo destino assim que tudo isso passar.
5. SUA CASA, SEU REFÚGIO : Aqui sai o hábito de “deixar bonito para o outro” ou para o “instagram” e entra a prática de fazer da sua casa um lugar especial para você mesmo. Um lugar que te traga calma e conforto e às vezes isso vai ser tudo junto e misturado, pois numa mesma casa podem viver sob o mesmo teto várias personalidades diferentes. Mas criar um refugio vai muito além de espaços aconchegantes. Seu refúgio é simplesmente onde você se encontra em cada espaço da casa, esteja você trabalhando, comendo ou descansando. Cada espaço deve ser funcional para a rotina e sua transformação acontece a partir dessa necessidade. O objetivo é ressignificar o ambiente a fim de tornar a rotina dos moradores cada dia mais leve.
Escolher habitar cada canto do lugar onde vivemos é uma maneira de nos encontrar e viver verdadeiramente o que acreditamos. É sobre ir a lugares especiais que trazem boas lembranças e propiciar momentos de trabalho, lazer e tranquilidade , a qualquer hora do dia. E tudo no melhor lugar do mundo: o seu lar!